terça-feira, junho 01, 2010

Isso é que é A M I Z A D E


Leia com atenção!

...E em um dia como outro qualquer, tudo começou... Ao ver esta pessoa, me deparei com infinitas interpretações. A primeira elucidou-me uma simples aparência de um rapaz meio que despojado, de cabelos meio compridos, um tanto quanto “gordinho”, que expirava um ar de alguém desligado do mundo material, calmo em seus anseios e com facilidade para lidar com os demais ao seu redor... Essa imagem perdurou por cerca de dois anos, até quando o destino intimou-me a tornar minha presença mais frequente em grupos nos quais o rapaz participava de forma ativa...

...De momentos em momentos trocávamos palavras rápidas e eram nelas que a confirmação da existência de uma segunda interpretação aparecia. Os diálogos começaram se formar diante de muitas pessoas, sorrisos coletivos, gargalhadas, histórias do interior do nosso estado, encontros marcados entre todos numa revista de acontecimentos inusitados, atividades acadêmicas em equipe, goles gelados avistando areias brancas do Cabo ao Bessa, e até mesmo drinks de limão em uma casa que para muitos apenas “chá” servia (CC) foram pequenas amostras do que então estaria por vir. O grande dia estava chegando e para dar início às comemorações, nada parecia melhor do que a união de todos da turma em um encontro à luz da lua, mais uma vez no Cabo que seria enfeitado, em uma parte pequena de sua imensidão, com tochas de fogo, esteiras artesanais, tendas e mesas de frutas e bebidas que seriam totalmente degustadas ao som de vozes, violão, atabaques, entre outros instrumentos...


...Entretanto, para que tudo corresse como o combinado, houve a necessidade organizar o evento no início da tarde, nesta que apenas os novos dran dran drans se fizeram presentes e foi a partir deste instante, aparentemente mais um, que a minha vida começou a mudar. O rapaz também estava presente, aliás ele nos guiava ao dirigir um veículo de cor branca, com uma enorme ficha de relatos cômicos, denominado “catireba”. Catamos ”bambu”, fizemos as compras do que seria necessário para beber e comer, passamos por vários tipos de mercados, inclusive o central da cidade. Antes de irmos à praia, tínhamos que tomar banho e nos vestir para a noite, foi então que o rapaz disse:
- Tudo certo já, besteira, vai todo mundo lá pra casa e se arruma lá!...



..Concordamos e fomos no veículo branco, cantarolando canções e rindo até mesmo do bater do vento nos vidros, em direção á casa do rapaz. Ao chegar lá, avistei uma linda morada, fachada ampla, árvores na frente. Entrei ao ser convidado e me deparei com uma linda piscina, um terraço espaçoso e lá mesmo sentei em uma de suas cadeiras. O rapaz me chamou para conhecer sua família. Saudei os seus pais, irmãos e alguns amigos lá presentes e esse fato me deixou surpreso! Me senti tão bem recebido que me pareceu já ter visitado este lugar, enfim, coisas do destino. A noite fomos para o lual, tudo correu como previsto... muito bem!...



...Daí por diante novas idas ao ambiente familiar do rapaz aconteceram, tornava-me cada vez mais próximo dele e dos seus convives. Realmente o rapaz foi me surpreendendo a cada dia, expressava ideias e verbalizava assuntos que até então dificilmente eu participava. Os dias se passavam e finalmente chegava a hora da formatura. E agora? Qual o destino a seguir depois do final da graduação? Em uma viagem inesperada a uma maravilhosa cidade, decidi que lá seria o lugar certo para o desenvolvimento de novos objetivos profissionais. Então, em um diálogo a beira mar eu falei:...



...- Mas, como faria isso sozinho? Lá não haveria ninguém além de mim! Este é o meu maior desejo, fazer a pós-graduação em uma das mais nomeadas instituições de ensino do país...! É, irei sozinho, sei que será complicado, mas pra tudo existe um jeito. Foi então que ouvi a voz do rapaz dizer: 
- De jeito nenhum “fi”, eu também vou, tenho um objetivo parecido com o seu e os dois juntos poderão se ajudar.
- Você é um “Maria vai com as outras”, jamais estaria falando sério! 
- Pode acreditar, estou dizendo o que irei fazer definitivamente, estou decidido e assim será. 
No começo desacreditei, mas com o passar dos dias as coisas foram se desenrolando seriamente. A ideia se tornou verídica com a emissão das passagens três semanas após a primeira conversa...



...Dia 23 de fevereiro de 2010, as 03h25, uma nova vida estaria por vir... Como poderia eu estar agindo sem pensar? Seria uma vida longe dos que amo, das minhas origens, do meu passado, dos amigos... Nossa! Não não, acho que não dará certo esse acordo. “Deus escreve certo por linhas tortas”. No dia mundial da paz fui recebido de braços abertos pelo rapaz e seus familiares, em sua casa, para uma temporada de 23 dias... Tudo foi se encaixando, a nova interpretação se concretizou, não apenas pelo grande favor que me prestavam, mas também pelo meu olhar impressionado sobre a harmonia existente naquele ambiente...


...Sempre bem tratado como um novo membro, fazia parte de longas conversas, brincadeiras, banhos na linda piscina (até aprendi a aspirá-la, hehehe... na verdade esse era um desejo meu desde criança). O tempo foi passando e aquele simples rapaz foi se tornando um grande irmão! Os planos apareciam a cada hora completada. As noites se tornavam longas e cheias de despedidas. Um novo lual ocorreu e nele me senti completamente lisonjeado por ter, em tão pouco tempo, através do rapaz, que já não tinha mais os cabelos meio compridos, conquistado tantas amizades e visto tanta reciprocidade de sentimentos entre pessoas normais...

...Numa aeronave partimos e aqui estamos! Num lugar que para muitos pode parecer “apertado”, escasso de bens materiais, distante milhares e milhares de quilômetros da nossa terra natal, mas que para nós representa o início de um novo caminho, cheio de mistérios, mas também repleto de planos suficientemente autênticos para o desenvolver verossímil dos nossos futuros profissionais...

...É aqui, neste momento, que percebo o quão é bom saber que neste mundo ainda existem seres únicos, dotados de qualidades e de boa vontade em seus atos... Em um único segundo decidi mudar a minha vida, e a mesma me deu de presente mais um que para mim e para todos não representa apenas o passar do tempo, como muitas pessoas sem atitudes que passaram pela minha vida representaram, mas sim um Segundo que deixou de ser o rapaz e passou a ser o amigo de todos os dias, noites, madrugadas sem sono, decisões, gostos, idéias, gestos, palavras, conselhos, planos, farras, dificuldades, medos, “Gulóras”, “Belizários”, GDNs,...

...Cantareiras, Lapas, violas, cigarros, vinhos, lanches no chinês e na mulher de 1 real, saudades mútuas, filmes, vídeos engraçados, projetos de pesquisa, culinárias, mudanças, risos, subidas e descidas, de muitas e muitas outras coisas... ou seja, em um segundo ganhei um Segundo irmão. Amigão, isso é pra você que merece bem mais, só que o tempo tá acabando, preciso ir pra UFRJ! Hehehehhe... Te adoro demaissssss!!!!!

Allan Kardec

Um comentário:

  1. Parabéns Allan...Lindo texto para uma pessoa tão especial e iluminada!!Segundo é um menino BOm, generoso e amigo, tmb sou muito feliz por ter conhecido e poder chamar Segundo de Amigo!!bj!!Saudades...

    ResponderExcluir